terça-feira, 13 de maio de 2008

Yukio Ninagawa




Yukio é fáscinado por textos clássicos como os do teatro grego e de Shakespeare. Defente a montagem destes textos em grandiosa encenação para bater de frente com a produção comercial existente, que leva um público em massa ao teatro. Suas produções são criativas e visualmente audaciosas. Foi acusado por jornalistas, na década de 70, de, supostamente, alimentar uma estranha propensão para o exótico. Produz inteligentemente uma mistura das tradições do Oriente e Ocidente. Segundo ele, através dos atores o teatro pode ser feito de maneiras totalmente diferentes. Desenvolve práticas de palco experimentais e desafiadoras.




“... Yukio Ninagawa é um desses diretores teatrais cujas produções sempre se tornam algo como um evento... A marca registrada da direção de Ninagawa é a coreografia espetacular dos seus efeitos no palco – tempestades de neve, cerejeiras em flor, rios, pavões e grandes carruagens voando pelos céus”.
Peter Barnes


*Hitomi Manaka como Lavinia, depois de ter as mãos e a língua cortadas em “Titus Andronicus”, de Shakeapeare, na montagem de 2006.
Daniele Cristyne

Nenhum comentário: