domingo, 18 de maio de 2008

Augusto Pinto Boal!


É... este dramaturgo foi importante no teatro brasileiro e em todo o mundo. Desenvolveu uma outra perspectiva para o teatro político, o Teatro do Oprimido, baseado nas idéias do educador Paulo Freire. Antes, trabalhou por bastante tempo com o Teatro de Arena de São Paulo.
Sim! Para ele o teatro não é feito somente de atores e espectadores estáticos. O termo utilizado é esct-ator, já que o público ajuda a construir a peça, tanto no Teatro Fórum, como no Teatro do Invisível e nas outras técnicas.
Qualquer um pode ser ator, todos tem capacidade, independente de classe, gênero e etc. Não existe O artista, O gênio (lembrando Hegel).
Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007, ano passado, em virtude de seu trabalho com o Teatro do Oprimido.





Música feita por Chico Buarque em homenagem ao Augusto Boal quando foi exilado na ditadura militar:


MEU CARO AMIGO
Composição: Chico Buarque / Francis Hime


Meu caro amigo me perdoe, por favorSe eu não lhe faço uma visitaMas como agora apareceu um portadorMando notícias nessa fita


Aqui na terra tão jogando futebolTem muito samba, muito choro e rock'n'rollUns dias chove, noutros dias bate solMas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá pretaMuita mutreta pra levar a situaçãoQue a gente vai levando de teimoso e de pirraçaE a gente vai tomando e também sem a cachaçaNinguém segura esse rojão


Meu caro amigo eu não pretendo provocarNem atiçar suas saudadesMas acontece que não posso me furtarA lhe contar as novidades


REFRÃO
Meu caro amigo eu quis até telefonarMas a tarifa não tem graçaEu ando aflito pra fazer você ficarA par de tudo que se passa


REFRÃO


Meu caro amigo eu bem queria lhe escreverMas o correio andou ariscoSe me permitem, vou tentar lhe remeterNotícias frescas nesse disco
REFRÃO
A Marieta (Marieta Severo, que atua na peça "Arena contra Zumbi) manda um beijo para os seusUm beijo na família, na Cecília (sua esposa) e nas criançasO Francis aproveita pra também mandar lembrançasA todo o pessoalAdeus











Cassiana dos Reis Lopes

Nenhum comentário: