quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ion Caramitru

Nasceu em 1942, na Romênia. Ator, Diretor e Político. Atuou em peças e em filmes. Dirigiu óperas e musicais, além de peças. Hoje é Presidente da UNITER, o sindicato teatral da Romênia, da qual teve participação na sua fundação, e professor de Interpretação no IATC, mesmo local onde teve formaçao como ator.

Sofreu com a censura do Ministério de Cultura reacionário, envolvendo proibições de encenação de textos, e emigrações forçadas de pessoas do grupo. Todo o repertório dos grupos deveriam ser aprovados pelo Conselho de Cultura e Educação Especial.
Foi membro do Conselho Nacional da Frente de Salvação e Presidente da Comissão Cultural.

“Durante o período totalitário (particularmente o período comunista, mas tivemos outros tipos de totalitarismo antes disso), a nossa vida dupla deu origem a um humor negro fantástico e à resistência. Talvez seja esta a definição do teatro: jogar com os dois lados do ser humano. Tínhamos grande quantidade de piadas antes de 1989, piadas amargas, mas, mesmo assim, muito significativas. ... Às vezes, o teatro era um lugar de culto, às vezes a vanguarda da resistência criava uma linguagem especial, sendo suficientemente arguta para escapar à censura através de metáforas, duplos sentidos e alusões.”

Envolvido em movimentos contra o Comunismo, sempre procurou respostas por essa luta, achando em seu passado onde ele e sua família passaram por momentos muito difíceis, incluindo perda de patrimônio, prisões e morte.

Esse fato, pode vir a repercutir em seu trabalho como diretor, porém no material que eu (Renato) tinha, não havia nada explícito quanto a isso.

Caramitru acredita queo teatro não sobreviverá sem o dinheiro do Estado.

LINKS:

http://www.uniter.ro/ Site da UNITER - o sindicato teatral da Romênia da qual ele é Presidente.
http://br.youtube.com/watch?v=0HIH5Yy5Uto esse é um filme em que ele atuou. Ele aparece na segunda cena, se não me engano, sentado e começa a discutir com o cara.

Nenhum comentário: