"As técnicas cotidianas do corpo são em geral caracterizadas pelo principio do esforço mínimo, ou seja, alcançar o rendimento máximo com o mínimo de energia. As técnicas extracotidianas baseiam-se, pelo contrário, no esbanjamento de energia. (...) As técnicas extracotidianas tendem a informação: estas literalmente põem-em-forma o corpo, tonando-o artístico/artificial, porém crível. (...) A vida do ator baseia-se na verdade em uma alteração do equilíbrio."
(BARBA, E. A canoa de papel; Cap. 3)
1936 - Eugênio Barba nesce na Itália
Na Universidade de Oslo, graduou-se em Literatura Francesa e Norueguesa e em História da Religião.
1961 - Estuda direção na Escola Teatral do Estado na Polônia
1962 - Se une a Jerzy Grotowski, no Teatr 13 Rzedow de Opole.
1963 - Seu primeiro encontro com Kathakali, na Índia.
1964 - Em primeiro de outubro cria o Odin Teatret
1979 - Fundou a ISTA (International School of Theatre Anthropology)
Ele dirigiu 23 produçoes e demorou aproximadamente 2 anos na produção de cada uma. É também autor de: Além das Ilhas Flutuantes, A canoa de papel, A terra de cinzas e diamantes, a minha aprendizagem na Polônia e colaborador em conselhos editoriais de revistas acadêmicas, tais como tdr-The Drama Review, Performance Research, New Theatre Quaterly e Teatro e Storia.
Links:
(tem no youtube)
http://br.youtube.com/watch?v=Mz8nDE9gCOU
http://br.youtube.com/watch?v=8S-PybLYBP8
http://br.youtube.com/watch?v=Xf8BT8TFRAA
http://www.odinteatret.dk/general_information/eugenio.htm
http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/artescenicas/teacontemp/eugeniobarba07.html
http://br.geocities.com/antropologiateatral/ocities.com/antropologiateatral/
http://br.youtube.com/watch?v=8S-PybLYBP8
http://br.youtube.com/watch?v=Xf8BT8TFRAA
http://www.odinteatret.dk/general_information/eugenio.htm
http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/artescenicas/teacontemp/eugeniobarba07.html
http://br.geocities.com/antropologiateatral/ocities.com/antropologiateatral/
Nenhum comentário:
Postar um comentário