Nascido em São Paulo, 12 de dezembro de 1929, Antunes Filho destacou-se em meio a primeira geração dos encenadores modernos do Brasil. Dirigiu grandes nomes da cena nacional, dirigiu espetaculos marcantes de grandes dramaturgos como Garcia Lorca, Jorge Andrade, Shakespeare, Nelson Rodrigues e Ibsen entre outros. Mas alcançou projeção internacional com a adaptação da obra literária da Mario de Andrade, "Macunaíma" em 1978, espetáculo que fo apresentado em cerca de 20 países.
Ao decorrer do processo de Macunaíma", Antunes Filho passou a sistematizar uma série de recursos técnicos do ator, que havia descoberto com os seus 25 anos de carreira. Inspirado em Stanislavsky e na cultura brasileira do ator.
Seu método é baseado portanto, na ética e no compromisso intelectual e social do ator. Uma serie de pressupostos teórico e envolve exercícios físicos e vocais, visando habilitar o ator a todo estilo de interpretação, capacitando-o a desenvolver qualquer linguagem, estilo ou genêro dramático.
Em 1982, o SescSP, cria o CPT - Centro de Pesquisas Teatral, visando estimular a produção teatral. Entrega sua coordenação e direção a Antunes Filho e abrigando como núcleo principal o Grupo de teatro Macunaíma.
Na década de 1970, Antunes desenvolveu trabalhos na televisão, até o momento que realizou "Macunaíma". Depois decidiu se dedicar exclusivamente ao teatro. Antunes também trabalhou com cinema, com a direção de "Tempo de Espera" (1975).
Antunes está com uma peça em cartaz, "Senhora dos Afogados", texto de Nelson Rodrigues, Teatro SESC Anchieta , Sextas e Sábados às 21h; Domingos às 19h. Até o dia 27/07/2008.
links relacionados: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/cpt_novo/index.cfm
Raisa Iargas =D
* a gente eu tenho uma foto com ele, super metida. hauhauah
terça-feira, 13 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário