segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ariane Mnouchkine



http://mnouchkine.blogs.liberation.fr/

http://www.theatre-du-soleil.fr/

http://www.arte.tv/fr/art-musique/Chine/Tambours_20sur_20la_20Digue/362192,CmC=362282.html


Ariane Mnouchkine (Boulogne-sur-Seine, 3 de março de 1939) é diretora de teatro e cinema francesa, fundadora do Théâtre du Soleil em Paris (1964), coletivo teatral. É ligada principalmente ao teatro de vanguarda, sua trajetória representa um marco na entrada da mulher num mercado de trabalho majoritariamente masculino.
Sua produções no Théâtre du Soleil são frequentemente encenadas em espaços como ginásios, celeiros, porque Mnouchkine não gosta de estar confinada a palcos tradicionais ou ao palco italiano. Geralmente os seus atores vestem o figurino ou colocam sua maquiagem em frente aos olhos do público. Seu trabalho de produção teatral tem como metodologia o processo colaborativo,. Para ela o diretor teatral já alcançou um grande poder na cena e o objetivo de sua companhia é alcançar um outro patamar, criando uma forma de teatro onde será possível a todos colaborarem sem serem diretores, técnicos, etc.. Ela incorpora múltiplos estilos de teatro em seu trabalho, desde a commedia dell'arte a rituais asiáticos.


1939 - Nasceu na França a 3 de março. Filha de mãe inglesa e pai francês-russo produtor de cinema. Foi educada em Oxford e na Sorbonne.
1961- Dirigiu Gengis Khan para a Associação Teatral dos Estudantes de Paris (ATEP), embrião do Théâtre du Soleil.
1961 a 1963- Viaja para o Oriente recebendo influências do Teatro asiático.
1963 - Volta a Paris, reúne novamente a ATEP, fundando ao Théâtre du Soleil.


Nenhum comentário: